quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Câmara de Leiria recebe Bandeira de Ouro da Mobilidade


A câmara de Leiria voltou a receber, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira de Ouro da Mobilidade pela "eliminação das barreiras urbanísticas na área de intervenção".
O galardão foi entregue pela Appla - Associação Portuguesa de Planeadores do Território - que "congratula" o município leiriense pelo trabalho desenvolvido na sequência da sua adesão à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.
Desde a adesão à rede, foram realizadas intervenções ao nível da correcção de várias barreiras, nomeadamente com o rebaixamento de passadeiras, redimensionamento dos passeios, construção de passadeiras niveladas, regularização dos pavimentos, relocalização de sinalética e candeeiros e controlo do estacionamento abusivo, faz saber a autarquia numa nota informativa.
"Leiria já evidencia, desde a sua adesão à rede, exemplos de requalificação do espaço público, eliminando barreiras que, de forma generalizada, se espalhavam pela cidade", lê-se no relatório da Appla, divulgado pela câmara de Leiria, que destaca o trabalho autárquica "sem, contudo, se afastar da sua identidade paisagística e urbana".
No relatório, a Appla destaca ainda "a utilização dos materiais que, ao longo dos tempos, foram acompanhando a história deste local, mas, simultaneamente, introduzindo-lhe sinais claros de contemporaniedade".
Na nota informativa, o município adianta que, para além da eliminação dos obstáculos diagnosticados na área de adesão, "tem vindo a desenvolver projectos de desenho urbano e gestão de tráfego e tem complementado as indicações do projecto da Rede", nomeadamente a criação de um grupo interdepartamental, reuniões de trabalho com as associações de pessoas portadoras de deficiência (Associação Portuguesa de Deficientes e ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), participação em conferências e palestras relacionadas com a mobilidade e outros projectos de requalificação do espaço público.
Em 2008, a câmara leiriense tinha sido igualmente galardoada, "pela materialização de um conjunto de medidas e recomendações que tiveram um impacto positivo na melhoria das acessibilidades e na mobilidade dos cidadãos na cidade de Leiria", pode ler-se na nota informativa.

Fonte: Diário de Leiria

Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário