terça-feira, 20 de outubro de 2009

20º aniversário da ACAPO


20º Aniversário da ACAPO: De olhos bem fechados ­- experiências no Centro Colombo.

Dia 20 de Outubro, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) assinala o seu vigésimo aniversário, com a dinamização de várias actividades abertas ao público em geral, no Centro Colombo, entre as 10h e as 22h, no espaço ACAPO situado no Praça Equador no piso 1. O objectivo desta iniciativa é dar a conhecer a missão da Associação e permitir que as pessoas possam experienciar várias componentes quotidianas da vida de um cego.

Carlos Lopes, presidente da ACAPO afirma "Quisemos assinalar a data demonstrando à população que actividades e serviços a ACAPO disponibiliza e ao mesmo tempo convidar as pessoas a "fecharem os olhos" e a vivenciarem algumas experiências, como por exemplo aceder a uma página de internet sem verem o teclado do seu computador."

O stand da ACAPO estará organizado por áreas diversas. Durante o dia 20, serão realizados workshops sobre o Alfabeto Braille, onde os participantes podem escrever o seu nome e uma dedicatória em Braille num postal que podem levar para casa. No Espaço Novas Tecnologias e Emprego, estará disponível um computador e telefone com software de voz, teclado ampliado, onde as pessoas poderão testar a acessibilidade das páginas Web e até navegar na internet com os olhos vendados. O objectivo é que o visitante perceba que, com ajudas técnicas, a pessoa com deficiência visual pode estudar e trabalhar sem restrições.

No Espaço de Estimulação Sensorial e Acessibilidade, o visitante, de olhos vendados poderá "arrumar" na despensa vários produtos (frascos, embalagens, etc), pintar desenhos em alto-relevo, adivinhar alimentos e objectos através do tacto e do olfacto ou reconhecer notas e moedas em circulação.

A Mascote da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais vai "ajudar" a divulgar esta iniciativa da ACAPO, apelando que os transiuntes visitem as iniciativas no Centro Comercial Colombo, nomeadamente as actividades físicas mais comuns que o deficiente visual pratica.

Entre as 18h e as 19h, é a hora do conto. Daniela Santiago, jornalista da RTP, é a autora do livro "O Caramelo da Leonor", lançado em Setembro, com a particularidade de ter uma versão em Braille. O conto será lido pela autora e por uma menina cega.

Para as 19h está marcado o momento de cantar os Parabéns à ACAPO. Estão convidados algumas entidades institucionais e algumas figuras públicas para o corte do bolo.

Fonte: ACAPO

Sem comentários:

Enviar um comentário