segunda-feira, 11 de julho de 2011

MUSE e Faculdade de Letras da Universidade do Porto estabelecem Protocolo de Cooperação Inovar e Dinamizar o Património Cultural


A MUSE e a Universidade do Porto, através da sua unidade orgânica Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), celebraram recentemente um Protocolo de Colaboração que visa o desenvolvimento de mecanismos de cooperação no âmbito de actividades técnico-científicas e de investigação.

O reforço da colaboração técnico-científica entre as duas instituições, a necessidade de aproximar o meio universitário e a realidade empresarial, e a promoção do estreitamento das relações académicas com as organizações (públicas e privadas) e com a comunidade envolvente, são outros factores que motivaram a assinatura deste Protocolo.

O âmbito da parceria envolve acções de consultoria e assessoria técnica e científica, a realização conjunta de programas de investigação, colaboração em acções de formação, desenvolvimento de actividades pedagógicas, entre outras iniciativas como seminários e workshops. Estas acções garantem o aproveitamento recíproco das potencialidades técnicas, humanas e de inovação da Muse e da FLUP.

Seguindo o lema desta instituição de ensino “Qualidade e Excelência ao Serviço da Comunidade”, as duas entidades vão trabalhar em diversas áreas como o Património, Antropologia Cultural, Arqueologia, História da Arte, Bens Culturais, Conservação e Restauro, e mais concretamente, na área da Museologia. A Muse surge como parceira no reforço de um dos objectivos estratégicos da política científica da FLUP: a valorização da articulação investigação-ensino e a sua correspondente dimensão e projecção social.

Na FLUP funciona, desde há dez anos, o Departamento de Ciências e Técnicas do Património, onde vários especialistas, de áreas diversas das Ciências do Património, têm vindo a desenvolver um reconhecido trabalho com instituições públicas, privadas, nacionais e estrangeiras.

Através desta parceria, a MUSE e a FLUP pretendem dinamizar a comunidade através de projectos culturais marcados pela inovação e onde estes assumem um importante factor de desenvolvimento e competitividade de empresas e instituições.

Sem comentários:

Enviar um comentário