terça-feira, 6 de setembro de 2011

VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa




O VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa vai realizar-se nos dias 26 e 27 de Setembro, no Museu do Oriente.

Após uma década de interregno vão ser retomados, em Lisboa, os encontros dos museus do Mundo Lusófono, numa iniciativa da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM). Estarão presentes especialistas de todos os países da CPLP e de diversas comunidades lusófonas, provenientes de todo o Mundo, num total de cerca de duas centenas de participantes.

O Encontro é promovido pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (ICOM Portugal), com o apoio do ICOM Brasil e a parceria da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União das Cidades e Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Fundação Oriente (FO).

O programa científico incluirá a apresentação de sínteses nacionais sobre o estado dos museus em todos os países da CPLP, para além dos três painéis temáticos – Museus e Desenvolvimento: parcerias e projectos de cooperação; Museus e Sustentabilidade; Profissionais e sua formação. O primeiro dia do Encontro contará com as palestras de duas personalidades: o brasileiro Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e o francês Hugues de Varine, antigo Presidente do ICOM França e do ICOM Internacional.

Durante o Encontro terá também lugar a 1ª Reunião das Comissões Nacionais do ICOM nos países da CPLP onde estas estruturas associativas já existem (Angola, Brasil e Portugal). Em colaboração com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, será ainda lançado um volume de bibliografia museológica em língua portuguesa (recolhas até aos anos de 1980), organizado por Natália Correia Guedes. Outras iniciativas complementares darão conta de projectos e experiências em torno da lusofonia.

Os museus interessados poderão entregar na sede da Rede Portuguesa de Museus folhetos de divulgação ou outros materiais para serem distribuídos durante o Encontro.

Mais info: http://www.icom-portugal.org/cplp/

Sem comentários:

Enviar um comentário