quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Colóquio "Media e Deficiência"


Auditório Agostinho da Silva
Universidade Lusófona
Campo Grande, 376 - Lisboa
28 de Setembro de 2011
Entrada Livre

Inscrições até 26 de Setembro
ana.valente@gmcs.pt

Sítio do Colóquio
brevemente online

www.facebook.com/mediaedeficiencia

Contextualização

A imagem da deficiência na sociedade esteve muito tempo associada a uma conotação negativa, estigmatizada, onde a deficiência da pessoa era representada como a sua única característica e onde outros aspectos individuais como as emoções, os atributos intelectuais, o género, a religião, as competências e potencialidades eram muitas vezes desprezadas e ignoradas.

Os meios de comunicação social têm particulares responsabilidades na formação das mentalidades e dos comportamentos sociais, designadamente no que diz respeito aos conteúdos e imagens que veiculam sobre as pessoas com deficiência.

Não descurando a atenção e o contributo que alguns profissionais da comunicação social já dão às questões relacionadas com a deficiência, regra geral os media não prestam a devida atenção às pessoas com deficiência. A presença destas nos media é frequentemente esquecida ou praticamente invisível.

Todavia, os media podem e devem desempenhar um papel activo, relevante e determinante no tratamento não discriminatório de qualquer cidadão, e, por maioria de razão, dos cidadãos com necessidades especiais, devendo contribuir para superar os estereótipos, os preconceitos e o medo em relação ao que é “diferente”, contribuindo para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e para a sua efectiva integração na sociedade.

Por outro lado, há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à acessibilidade das pessoas com deficiência aos media, tornando-se necessário sensibilizar as empresas, órgãos e profisssionais do sector, incluindo os media online, para a disponibilização e transmissão dos seus conteúdos com os requisitos e funcionalidades técnicas necessários à sua acessibilidade por parte das pessoas com deficiência.

Atendendo ao papel fulcral que os media podem desempenhar na integração social das pessoas com deficiência, o GMCS, a Universidade Lusófona e o Grupo de Reflexão sobre "Media e Deficiência" vão organizar o Colóquio "Media e Deficiência", que terá lugar no Auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona, em Lisboa, no próximo dia 28 de Setembro. Dois temas principais estarão em análise e debate neste Colóquio:
•1. As acessibilidades aos media;
•2. A imagem das pessoas com deficiência nos media.

Cada um dos temas será abordado, em profundidade, por um perito de reconhecida competência, nacional e internacional, neste domínio, seguindo-se depois um painel constituído por conferencistas com actividade desenvolvida sobre o tema e no final um debate que se quer o mais participado e amplo possível por parte da assistência.

Oradores: Peter Looms e Josélia Neves.

Peter Looms é dinamarquês. Perito e consultor internacional em acessibilidade audiovisual, tem dedicado, nos últimos anos, a sua atenção à acessibilidade da televisão por parte das pessoas com deficiência. É actualmente presidente do "Focus Group sobre Acessibilidade dos Meios Audiovisuais" da União Internacional das Telecomunicações. Colabora com o grupo de investigação da Universidade Lusófona sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência à televisão digital. É professor convidado da Universidade Técnica da Dinamarca e professor convidado da Universidade de Hong Kong e de outras universidades da Europa e da Ásia nas áreas dos media digitais e da acessibilidade aos media. Participou na criação do consórcio DTV4ALL (Digital Television for All) que apoiou a Comissão Europeia na promoção da info-inclusão e da televisão na Europa.

Josélia Neves tem um doutoramento em Estudos de Tradução, com uma tese sobre Tradução Audiovisual: Legendagem para Surdos, pela Universidade de Surrey Roehampton, em Londres; e um pós-doutoramento sobre Comunicação Inclusiva em Contexto Museológico, realizado no Imperial College London. É professora Adjunta no Instituto Politécnico de Leiria; tendo também, ao longo dos últimos anos, leccionado como professora convidada na Universidade de Coimbra, no âmbito dos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Estudos de Tradução e em vários cursos de Mestrado e de Doutoramento em outras Universidades nacionais e estrangeiras. Pertence ao grupo de investigação internacional TransMedia que agrega investigadores de Espanha, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Portugal, desempenhando um papel activo no debate das políticas de acesso à comunicação social em contexto europeu e nacional. Desde 2000 tem vindo a desenvolver projectos na área da comunicação acessível para públicos com necessidades especiais numa perspectiva inclusiva, eliminando barreiras e promovendo soluções "para todos".

A entrada no Colóquio é livre, embora sujeita a inscrição prévia que deverá ser enviada até ao dia 26 de Setembro para ana.valente@gmcs.pt.

Retirado de: http://www.gmcs.pt/index.php?op=cont&cid=1519&sid=1618

Sem comentários:

Enviar um comentário