sexta-feira, 15 de abril de 2011

Português Língua Segunda

Um passo muito importante para os alunos cuja primeira língua é a LGP e não a Língua Portuguesa:

“Este programa destina-se a alunos surdos que têm a língua gestual portuguesa como primeira língua (língua materna) e frequentam a rede de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos.

Esta iniciativa, pioneira e inovadora em Portugal e a nível internacional, concretiza o modelo de educação bilingue e bicultural, reconhecendo a língua gestual portuguesa como língua materna do surdo e da língua portuguesa escrita, com segunda língua.

O programa foi elaborado por uma equipa que integrou professores especialistas no domínio da língua portuguesa e no domínio da surdez, coordenada pelo professor José Afonso, da Universidade Católica Portuguesa.

Os alunos surdos têm actualmente ao seu dispor a modalidade de ensino bilingue, ministrada nas escolas de referência. Os estudantes são incluídos em turmas de alunos surdos que dispõem dos recursos humanos necessários para que possam beneficiar do ensino em língua gestual portuguesa como primeira língua e do ensino do português escrito como segunda língua. “

(O link para o Programa, em PDF, está quebrado, já solicitei ao ME para corrigir o erro.)

Notícia publicada em 18/03/2011 disponível em: http://www.min-edu.pt/index.php?s=&actualidade=382#n2

No seguimento desta homologação a DGIDC publicou hoje a lista de escolas de referência do Ensino Bilingue (total de 23 em todo o país) em: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/especial/paginas/escolasrefersurdos.aspx(no mapa também se podem localizar os agrupamentos de referência para o ensino de alunos cegos e com baixa visão – apesar de estarem sinalizadas com uma bola de cor e tratar-se de uma imagem).

Fonte: Rede Solidária

1 comentário:

  1. Se for país de Surdos chamado Surdânlia, não precisava ser pessoa bilingue ou utilizador(a) de Língua Gestual, enfim. Infelizmente bilinguismo define a língua portuguesa como "patroa" e a Língua Gestual Portuguesa como ser "escravo".Os docentes de LP estão preparados para ensinar os alunos? Acredito que não!A minha questão onde está o terreno próprio das pessoas Surdas porque querem fugir o mundo dos malucos do Zé povinho... anómino

    ResponderEliminar