segunda-feira, 12 de julho de 2010
Código universal ColorAdd adoptado pela Fábrica de lápis Viarco
A única fábrica de lápis da Península Ibérica, a portuguesa Viarco, vai disponibilizar no próximo ano lectivo uma gama de produtos acessível a daltónicos, utilizando o código universal ColorAdd, em que as cores são representadas em formas gráficas.
“Poder reduzir a um símbolo uma cor é uma ideia fantástica e nós sabemos que, efectivamente, há um grupo de crianças para quem este código pode fazer toda a diferença”, afirmou à Lusa o diretor da Viarco, José Vieira.
A Viarco, tendo conhecimento da existência do ColorAdd, sistema de identificação de cores para daltónicos desenvolvido pelo designer Miguel Neiva, entendeu que, “independentemente do factor comercial, havia uma obrigação” de o incluir em material didáctico tão importante como os lápis de cor.
Nesta primeira fase, disse José Vieira, a Viarco vai desenvolver uma colecção de materiais -- lápis de cor e ceras - para crianças e jovens. “As crianças com três ou quatro anos, que estão a aprender as cores, rapidamente se habituarão ao código, associando a cor ao símbolo inscrito em cada um dos lápis”.
A Viarco vai incluir nas embalagens uma espécie de instruções, “uma escala de cores com os respectivos símbolos para as cores primárias, e a sua multiplicação”, acrescentou o responsável. “A limitação das crianças daltónicas é um factor de exclusão e a própria criança sente-se diminuída relativamente às outras”, sustentou José Vieira, para quem a introdução deste código nos lápis revela-se também “um factor de diferenciação” em relação à concorrência.
As coleções de 12 lápis de cor com o código impresso estarão, numa primeira fase, apenas disponíveis na loja online da Viarco, uma vez que “entrar na distribuição” em Julho é já muito tarde para que o produto esteja disponível, por exemplo, nas grandes superfícies em finais de Agosto.
Quanto ao custo desta coleção, José Vieira referiu que, numa fase inicial, haverá uma diferença entre uma caixa que tenha o ColorAdd e outra sem, mas “será sempre de cêntimos, não mais do que isso”. “O processo produtivo terá que ser afinado, porque cada cor terá a sua simbologia”, explicou, acrescentando, contudo, que a ideia é implementar progressivamente o código a todos os produtos da Viarco, sedeada em S. João da Madeira.
Estes lápis de cor com o código estarão expostos de 19 a 25 de Julho no pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010, na China, no âmbito de um convite dirigido pelo IAPMEI e Centro Português de Design ao designer Miguel Neiva.
Os lápis da Viarco farão parte da mostra “Design Portugal. Design para Um Mundo Melhor”, que visa apresentar produtos e projectos de autores e empresas nacionais que revelam princípios de sustentabilidade, preocupação de impacto ambiental, reutilização de materiais, inovação e claros contributos para a sociedade.
O designer afirmou à Lusa ser “uma enorme honra ser autor de um projecto de inclusão de dimensão mundial, mas 100 por cento 'made in' Portugal” e que “mereceu a escolha para um evento desta dimensão”.
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