O Minskoff Theatre na Broadway, Nova Iorque, apresentou o espectáculo Lion King modificado para crianças com autismo e as suas famílias.
Noticia publica no The New York Times: http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/10/03/parents-and-kids-say-they-appreciated-autism-friendly-lion-king-matinee/
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Workshop "Autismo - da Adolescência à Velhice"
PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO
40 ANOS DE ASSOCIATIVISMO EM PORTUGAL
17 e 18 de Novembro de 2011
Autismo – da Adolescência à Velhice
Drª Patrícia Howlin
Workshop integrado nas comemorações dos 40 anos, no dia 18 de Novembro de 2011, das 14h às 17h e das 18h às 19h
Local: Auditório da Glaxo Smith Kline
A conferência será uma participação activa da audiência num debate orientado de acordo com os subtemas propostos previamente nas fichas de inscrição.
A Drª Patrícia Howlin é professora de Psicologia Clínica Infantil no Instituto de Psiquiatria em Londres e tem uma vasta experiência de investigação em autismo, tanto de programas de intervenção precoce como da transição da adolescência para o estado adulto. É Presidente do Scientific and Advisory Committee of Research Autism e do Scientific Review Panel for Autistica. Foi fundadora e é editora da revista Autism: The International Journal of Research and Practice. Tem vários livros publicados sendo o último Sage Handbook of Developmental Disorders com Tony Charman & Mohammad Ghaziuddin.
Co financiado pelo INR, I.P., Subprograma Incluir Mais
Encontro "Ouvir a Arte a Cultura: a Audiodescrição na Construção de Produtos Inclusivos"
No próximo dia 22 de Novembro, a Associação Íris Inclusiva promove, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o Encontro “Ouvir a arte e a cultura – A audiodescrição na construção de produtos inclusivos”, a realizar no âmbito de um projecto já em curso, co-financiado pelo INR, I.P. Subprograma Para Todos.
De uma forma muito geral, a audiodescrição visa permitir o acesso da pessoa cega e com baixa visão a diferentes formas de expressão artística e cultural, contribuindo assim para a sua plena inclusão cultural, comunitária e social, em igualdade de circunstâncias com os demais cidadãos.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projecto AUDIODESCRIÇÃO.PT – Ouço, logo vejo, da Companhia de Actores (Oeiras), com o Teatro O Cão Danado (Braga) e com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende dar a conhecer o recurso e contribuir para a construção de práticas mais inclusivas pelos diversos agentes culturais (associações, municípios, museus, estruturas ligadas às artes performativas, etc.), com especial enfoque naqueles que actuam no distrito de Viana do Castelo, por ser este o território de actuação da Associação promotora.
Ao longo do Encontro, os participantes terão oportunidade de percepcionar de que forma o serviço de audiodescrição pode ser integrado em dois produtos artístico-culturais distintos: uma exposição de fotografia e uma performance, que virão por certo enriquecer e complementar a intervenção dos vários convidados que farão do espaço que acolhe o evento um lugar essencialmente de partilha e de construção.
A inscrição no Encontro é gratuita, embora sujeita à disponibilidade da sala, e pode ser efectuada na página de internet www.irisinclusiva.pt ou através do e-mail geral@irisinclusiva.pt ou do telemóvel 962 697 074. No acto de inscrição, e caso o participante assim o deseje, deve ser indicada a necessidade de impressão do material do evento em Braille.
Adaptação de brinquedos oferecidos para crianças com deficiência motora
O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, lançaram a quarta edição da Campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. Desde 2008 que o CRID-IPL se lançou nesta odisseia da fantasia. Recebemos brinquedos eletrónicos, novos ou usados que são adaptados pelos alunos e professores do curso de Engenharia Eletrotécnica ESTG- Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do IPL, dedicando parte do seu tempo livre a uma tarefa tão nobre. Posteriormente são tratados, embrulhados e oferecidos às crianças que deles precisam, nomeadamente crianças com deficiências motoras
Quadro de Botticelli em versão táctil
Uma versão táctil da obra "O Nascimento de Vénus" de Botticelli foi inaugurada na Galeria Uffizi de Florença.
É graças a esta reprodução tridimensional (mais pequena que a original) que desde 5 de Outubro todos os invisuais podem tocar na famosa deusa clássica, que emerge das águas numa concha apresentando-se de forma esguia e com longos membros e traços harmoniosos.
Esta iniciativa foi recebida com grande entusiasmo por Antonio Quatraro, presidente da União Italiana de Cegos de Florença. Segundo este responsável, citado pelo jornal espanhol El Pais, esta versão táctil permite que todos aqueles que, como ele, não vêem, possam disfrutar do património artístico.
Dentro de algumas semanas estarão também disponíveis painéis com informações em braille em inglês e italiano. A experiência vai ser agora estendida a outros museus. "La Fornarina"de Rafael, da Galeria Nacional de Arte Antiga, do Palácio Barberini de Roma, será a próxima obra a ter uma reprodução tridimensional. Está em análise a possibilidade de algumas obras expostas no Palácio Real de Turim e no Museu Capodimonte de Nápoles também ganharem uma réplica em três dimensões.
Fonte DN Artes
I Encontro da Rede de Acessibilidade em Museus - Rio de Janeiro
O 1º Encontro da Rede de Acessibilidade em Museus terá lugar no Museu da República de Rio de Janeiro no da 17 de Outuro. Mais info em http://www.forumpermanente.org/.noticias/noticias-2011/1o-seminario-estadual-de-acessibilidade-de-museus-e-instituicoes-culturais-rj/
Carta de José Enrique (prof. com deficiência visual) a Steve Jobs
"Hola, Steve:
Quizás sea exagerado para algunos que un ciego como yo te
dé las gracias. Pero no. Ya veréis.
En primer lugar, tendría que darte las gracias por tu época
de joven ilusionado y luchador. Lo del garaje, ya sabes.
Aunque eso está más que repetido, hoy, en estos tiempos de
crisis económica y laboral, pienso que es un buen ejemplo
que nos dejas. Gracias por enseñar que se empieza como se
pueda, sin tener ni pedir, poniendo ideas, estudio, ilusión,
tenacidad. Y si fracasas una vez, quizás la próxima será la
del éxito.
También tendría que darte las gracias por tu lucha y
esfuerzos, con el cáncer a cuestas. Por tu gastarte
trabajando hasta el último mes, hasta el último día casi.
Gracias por no desfallecer y animar a muchos a no dejarse
vencer fácilmente.
Pero como ciego tengo un agradecimiento especial: gracias
por demostrar que se pueden diseñar los dispositivos
digitales de forma que sean accesibles para todos, ¡y sin
costar ni un céntimo más! Gracias por tus ipo's, iphone's e
ipad's de los últimos años. Gracias por demostrar que no
hacen falta aparatos diferentes, porque los ordinarios
sirven a todos.
Debería decir: gracias por escuchar a aquel grupo de
estudiantes ciegos de tu país, por tu decisión de ordenar a
los ingenieros que les escucharan y que sometieran los
prototipos a su evaluación.
Gracias por tu sensibilidad y buen hacer.
A partir de ti, nada debería ser igual en el mundo del
diseño industrial.
¡Ah!: y espero que ahora, desde arriba, desde ese lugar que
seguro te ganaste muy cerca del Inventor Supremo, te
dediques a recordarnos al oído a todos que las cosas se
pueden hacer mejor pensando en los que tienen dificultades
para ver, para oir, para tocar, niños, jóvenes, adultos o
ancianos. Recordándonos que es más fácil dar que recibir.
Hasta luego."
José Enrique
Sígueme en twitter como cotainas y por supuesto...
Visita mi blog y deja tus comentarios en
http://tiflohomero.blogspot.com
Saludos cariñosos
La amistad es luz en la oscuridad. Por eso tú eres la luz que amaina mi ceguera.
Uno no está solo cuando elige estarlo. La verdadera soledad estriba en no poder elegir.
Siempre adelante
Subscrever:
Mensagens (Atom)