quarta-feira, 18 de março de 2009

Glossário

Acessibilidade
"Acessibilidade é uma característica do ambiente ou de um objecto que permite a qualquer pessoa estabelecer um relacionamento com esse ambiente ou objecto, e utilizá-los de uma forma amigável, cuidada e segura"
“Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de actividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, com restrições as mínimas possíveis.”
Conjunto das condições de acesso a serviços, equipamentos ou edifícios destinadas a pessoas com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais
Acessibilidade Web refere-se a prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas os usuários. As necessidades que a "Acessibilidade Web" pretende abordar incluem:
- Visual: Deficiências Visuais, incluindo cegueira, vários tipos comuns de baixa visão e baixa acuidade visual, vários tipos de daltonismo;
- Motora / Mobilidade: Dificuldade ou impossibilidade de utilizar as mãos, incluindo tremores, lentidão muscular, perda ou baixo controle muscular, etc.
- Auditivos: Surdez ou deficiência auditiva, incluindo indivíduos com pouca audição;
- Convulsões: Fotoepilepticos
- Cognitiva / Intelectual: Deficiência desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e deficiências cognitivas de várias origens.

Ajudas Técnicas
Ajudas técnicas são dispositivos que se destinam a compensar a deficiência ou a atenuar as suas consequências, bem como a permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na vida escolar, profissional e social.

Ampliador de ecrã
Programa de computador que amplia uma porção de ecrã. São utilizados sobretudo por pessoas com baixa visão.

Braille
É um sistema de leitura com o tacto para cegos inventado pelo francês Louis Braille.

Deficiência
Uma pessoa com deficiência é uma pessoa de corpo inteiro, colocada em situação de desvantagem, ocasionada por barreiras físicas/ambientais, económicas e sociais que a pessoa, por causa das suas especificidades, não pode transpor com as mesmas prerrogativas que os outros cidadãos. Estas barreiras são muitas vezes reforçadas por atitudes marginalizadoras da sociedade. Compete à sociedade suprimir/reduzir ou compensar estas barreiras a fim de garantir a cada pessoa beneficiar de uma cidadania de pleno exercício, isto é, no respeito dos direitos e deveres de cada um" .
Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde através da sua subdivisão:
- Deficiência – Qualquer tipo de dano ou anormalidade na estrutura física, psíquica e anatómica dos indivíduos.
- Incapacidade – Qualquer tipo de dano total ou parcial de uma capacidade funcional dos indivíduos.
- Handicap – Qualquer tipo de desvantagem que advém de uma interacção deficiente entre o individuo e o seu meio-envolvimento.

Descriminação
É o acto ou efeito de separar, ou seja, a capacidade de estabelecer diferenças que podem levar a tratamentos desiguais. Discriminar significa "fazer uma distinção".

Design Universal ou Design Total
Significa "design que inclui" (o contrário de excluir) e "design para todos", ou seja, livre de barreiras para dar acessibilidade a pessoas com deficiência que se rege pelos seguintes princípios:
- Uso equitativo
- Flexibilidade de uso
- Simples e intuitivo
- Informação perceptível
- Tolerância ao erro
- Baixo esforço físico
- Tamanho e espaço para uso e finalidade

Educação Inclusiva
Educação inclusiva é um sistema de educação e de ensino onde os alunos com necessidades especiais, incluindo os alunos com deficiência, são educados na escola do bairro, em ambientes se salas de aula regulares, adequados à sua idade (cronológica), com colegas sem deficiência e onde lhes são oferecidos ensino e apoio de acordo com as suas capacidades e necessidades individuais.

Ergonomia
É uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interacções entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projectar a fim de optimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema . Os ergonomistas contribuem para o projecto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. (IEA, 2000).

Empowerment
È o processo através do qual os indivíduos adquirem as capacidades e os conhecimentos sobre si mesmos e sobre o ambiente que os rodeia, permitindo-lhes aumentar a autoconfiança e a capacidade de exercer controlo sobre o meio social, de modo a produzir as mudanças que eles próprios desejam.

Exclusão
O termo exclusão, implica que um indivíduo, ou grupo de indivíduos seja excluído de algo, deste modo, exclusão social indica alguém que é excluído da sociedade.

Exclusão social
O termo «exclusão social» teve origem em França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
Afastamento ou tratamento injusto de pessoa(s) por se considerar que não se enquadra(m) nos padrões convencionais da sociedade, marginalização;
Existem diversos tipos de exclusões sociais, Alfredo Bruto da Costa (1998), referiu que as exclusões sociais, deveriam ser definidas consoante as causas que apresentavam e os efeitos que exigiam. Nesta perspectiva, o autor categorizou a exclusões sociais de cinco modos: a exclusão de ordem económica, social, cultural, patológica, e comportamentos auto-destrutivos.
Inclusão social é uma acção que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades.

Igualdade de Oportunidades
È o processo pelo qual diversos sistemas da sociedade e o meio envolvente, tais como serviços, actividades, informação e documentação, se tornam acessíveis a todos e em especial às pessoas com deficiência.

Leitor de ecrã
Programa de computador que lê o conteúdo do ecrã em voz alta. São utilizados sobretudos por cegos. Normalmente apenas lêem o texto impresso (não desenhado) que aparece no ecrã.

Museu
É uma instituição de carácter permanente, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos, dotada de uma estrutura organizacional que lhe permite:
c) Garantir um destino unitário a um conjunto de bens culturais e valoriza-los através da investigação, incorporação, conservação, interpretação, exposição e divulgação, com objectivos científicos, educativos e lúdicos;
d) Facultar acesso regular ao público e fomentar a democratização da cultura, a promoção da pessoa e o desenvolvimento da sociedade.
Consideram-se museus as instituições, com diferentes designações, que apresentem as características e cumpram as funções museológicas previstas na presente lei para o museu, ainda que o respectivo acervo integre espécies vivas, tanto botânicas como zoológicas, testemunhos resultantes da materialização de ideias, representações de realidades existentes ou virtuais, assim como bens de património cultural imóvel, ambiental e paisagístico.

Necessidades Educativas Especiais
O termo “necessidades educativas especiais”, refere-se ao desfasamento entre o nível do comportamento ou de realização da criança e o que dele se espera em função da sua idade cronológica. A expressão “necessidades educativas especiais” reporta, assim, a todas as crianças e jovens cujas necessidades se relacionam com deficiências ou dificuldades escolares. Muitas crianças apresentam dificuldades escolares e, consequentemente, têm necessidades educativas especiais em algum momento da sua escolaridade.

Parcerias
Entende-se por parceria um conjunto de pessoas e organizações dos sectores público e privado, que se envolvem em relações de carácter voluntário, inovador e com benefícios mútuos, para atingir objectivos comuns, articulando os seus recursos e competências.

Tempos Livres
O conceito de tempos Livres não se refere apenas ao tempo não dispendido no trabalho. Na nossa sociedade moderna é o tempo dedicado ao prazer, aos interesses, à socialização, ao compromisso político, às actividades sociais, às viagens, ao desporto. É o tempo dedicado aos amigos e à família, ao cinema e ao teatro, à comida e à bebida, aos museus ou aos monumentos…É o tempo consagrado às realizações pessoais e à busca do bem-estar e da felicidade. Para as pessoas com deficiência, é também o tempo para avaliarem a igualdade de oportunidades existentes ao nível da socialização.

Turismo
Turismo é a oportunidade de viajar e de descobrir. Actualmente o Turismo é a possibilidade de uma pessoa sair de casa durante um longo ou curto período de tempo, ao longo do ano, e de usufruir do tempo de forma positiva. O Turismo, uma actividade especial dos Tempos Livres, tem diferentes significados: viajar ou permanecer na zona de residência habitual, ir até à montanha ou até ao mar, relaxar ou praticar algumas actividades, procurar o sossego ou a confusão. Para as pessoas com deficiência é também o tempo para avaliarem a igualdade de oportunidades existente ao nível da socialização.

Usabilidade
Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objecto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

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