sábado, 21 de fevereiro de 2009

Deficiência Motora

Paraplégicos em Muletas

- Precisam de ajuda para se sentar e levantar, subir e descer escadas.
- Cumprimentar pode ser um problema: ao estender a mão muitas vezes não sabe o que fazer à muleta ou pode mesmo perder o equilíbrio.


Paraplégicos em Cadeiras de Rodas

Dividem-se em dois grupos:
a) Paraplégicos: parte inferior do corpo paralisada. Podem movimentar os braços e consegue sentar-se e sair da cadeira de rodas sem ajuda.
b) Tetraplégicos: Não se movimentam sem ajuda.
Dependem muitas vezes de acompanhantes;
Tratamento demasiado íntimo, como palmadinhas nas costas, deve ser evitado;
Muitas vezes as pessoas dirigem-se ao acompanhante a fim de saber esquecendo a pessoa que está na cadeira e que é realmente quem requer a informação / prestação de serviços;


Normas de conduta

Na presença de alguém em cadeira de rodas nunca empurre a mesma sem pedir previamente autorização ao seu utilitário.

Se acompanhar alguém em cadeira de rodas deve faze-lo lado a lado e não atrás ou à frente, deve ainda adequar o passo de forma a manter o mesmo ritmo.

Para manter uma conversa mais prolongada sente-se à altura da pessoa de forma a poderem facilmente manter contacto visual.

Quando tiver de guiar a cadeira de rodas entre muita gente tenha cuidado, atropelar alguém pode ser muito embaraçoso para a pessoa que está na cadeira.

Se alguém, em especial, as crianças, se aproximarem pare para que esta possa conversar.

Lembre-se que ele tem um ângulo de visão diferente do seu, portanto, sempre que lhe quiser mostrar algo certifique-se que está no ângulo de visão a que ele consegue aceder.


Como empurrar uma cadeira de rodas

- Sempre suavemente e nunca aos solavancos.
- Ao parar trave sempre a cadeira.
- Sempre que precisar erguer a cadeira faça-o pela armação de ferro, nunca agarre pelas partes amovíveis.


Como subir um degrau

Encoste as rodas dianteiras no degrau e incline a cadeira ligeiramente para trás, até que as rodas menores estejam em cima do degrau, depois empurre a cadeira para cima do mesmo, segurando-a pelos punhos, até que as rodas traseiras fiquem igualmente em cima do degrau.


Como descer um degrau

Empurre a cadeira até que as rodas dianteiras estejam à beira do degrau. Pise o cano transversal entre as rodas traseiras e, ao mesmo tempo, empurre os punhos para baixo, inclinando a cadeira ligeiramente para trás. Depois deixe deslizar as rodas traseiras, suavemente, degrau a degrau.


Como subir escadas

Em geral, são necessárias duas pessoas.
A traseira da cadeira será encostada na escada, inclinada ligeiramente para trás e cuidadosamente içada pelas rampas laterais da escada. A segunda pessoa empurra a cadeira para cima, pela armação.
Ambos precisam de estar firmemente apoiados no chão.


Como descer escadas

São, igualmente, necessárias duas pessoas.
A primeira maneja a cadeira como exemplificado em "como descer um degrau" e a segunda, de frente para a primeira, segura a cadeira pela armação na altura dos braços. A segunda pessoa está a descer de costas e terá de ficar com as pernas abertas, devido ao apoio dos pés da cadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário