domingo, 22 de fevereiro de 2009

Como lidar com a diferença?

Normas Gerais Aplicáveis a todos os Cidadãos Deficientes

Qualquer cidadão com deficiência sofre uma perda de independência em relação aos outros e sente-se assim inferiorizado e envergonhado da sua deficiência, desta forma nunca deve ser objecto de exposição, um dos maiores problemas que o deficiente tem de superar a caridade do seu próximo, os sentimentos de compaixão são deprimentes e a piedade muitas vezes pode parecer uma esmola, a melhor ajuda é prestada por aqueles que conseguem colocar-se no lugar do deficiente sem demonstrarem que o estão a ajudar.


Procedimentos

Nunca ajude sem perguntar à pessoa se quer ser ajudada, muitas pessoas sentem-se inferiorizados, subestimados e controlados nessas situações.

Ajude, se possível, sem chamar a atenção para o que está a fazer.

Aproxime-se dos deficientes com a maior naturalidade. Todo o deficiente deseja basicamente o mesmo: ser tratado normalmente mas, infelizmente, a maior parte das pessoas comporta-se desajeitadamente ou fica inibida. Alguns desmancham-se em piedade enquanto que outros emudecem, sem contar com os que os tratam como se fossem crianças.

Tenha sempre em mente que muitos deficientes conseguem fazer mais do que se imagina, não demonstre admiração exagerada sempre que isso acontecer.

Os deficientes, tal como todos, necessitam do contacto humano e gostam de ser reconhecidos.

O rejeitar de ajuda não é sinal de má vontade mas de procura de autoconfiança, se a sua ajuda for rejeitada uma vez não deixe de continuar a oferecer-se futuramente nem leve a mal sempre que isso acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário