quinta-feira, 5 de maio de 2011

AJUTEC - Exponor


EXPONOR organiza AJUTEC (de 5 a 8 de Maio) a pensar num milhão de portugueses. Resultados dos mais recentes estudos da APDSI acentuam a dificuldade das pessoas portadoras de incapacidade em aceder aos conteúdos “web”, apesar das melhorias registadas de um ano a esta parte.

A realidade é paradoxal tendo em conta que relaciona os que mais facturam com os que mais precisam. Em plena sociedade da informação, a acessibilidade aos conteúdos “web” das mil maiores empresas portuguesas - em volume de negócio - «é ainda muito reduzida» para os portadores de deficiência ou incapacidade.

A grande conclusão deriva dos dois mais recentes estudos da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI), reflecte o estado das coisas até 2010 e será um dos temas em carteira na AJUTEC - Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência (13.ª edição), na EXPONOR de 5 a 8 de Maio, em simultâneo com a NORMÉDICA – Feira da Saúde (12.ª edição) e o SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR (3.ª edição).



O diagnóstico sobre a evolução da acessibilidade cibernáutica das pessoas com incapacidade ou deficiência, que não escamoteia as «melhorias encontradas» quando comparado com o ano de 2009, acontecerá durante o “workshop” «Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade», previsto para a tarde do dia 7 (sábado), no auditório montado dentro do próprio evento (conheça todo o programa de actividades complementares em www.normedica.exponor.pt ou www.ajutec.exponor.pt). A comunicação dos resultados estará a cargo do Ramiro Gonçalves, membro do grupo de trabalho e professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Segundo os dados mais recentes da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, existirão no nosso País cerca de um milhão de pessoas com deficiências ou incapacidade de índole e grau diversificados, com necessidades especiais para aceder, navegar, perceber e interagir com a rede mundial de informação.

Notícia disponível em: http://www.normedica.exponor.pt/NoticiaDetalhe.aspx?ID=25844

Sem comentários:

Enviar um comentário