sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bolsa de Valores Sociais

As organizações sociais que queiram realizar projectos nas áreas da educação e do empreendorismo social têm forma de obter o seu financiamento através da venda de acções na Bolsa de Valores Sociais (BVS).
A BVS é uma iniciativa da Atitude (Associação pelo Desenvolvimento Social), em parceria com a Euronext Lisbon e com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação EDP.
A ideia foi criar o ambiente de uma bolsa de valores com a particularidade de estar em jogo o lucro social. Os projectos são apresentados mediante uma candidatura à BVS (Consultar Regulamento), e após aprovação são submetidos no sítio Web da BVS. Desta forma, qualquer pessoa ou empresa (denominados investidores sociais) poderá investir num projecto seleccionado (ou mais do que um) através da compra de acções.
Cada acção social está cotada a 1 Euro, sendo a aquisição mínima de 5 acções e sem limite máximo. O objectivo da BVS é fazer com que os projectos atinjam os 100% de financiamento. Os valores doados são entregues na totalidade às organizações, significa isto que nem a BVS ou qualquer dos parceiros retém comissões.
Uma organização pode submeter quantos projectos desejar, no entanto, apenas um será aprovado. Os critérios de aprovação de projectos são rigorosos e privilegiam-se aqueles que apresentarem respostas efectivas aos mais urgentes problemas sociais com perspectivas de resultados concretos em prol das comunidades beneficiadas.
Interessante é também a mudança de atitude em relação ao investidor, ou seja, desde o momento que alguém compra acções sociais passa a ter acesso às prestações de contas e aos relatórios que serão periodicamente publicados, analisando desta forma o desenrolar do projecto e dos seus benefícios sociais.
A BVS é igualmente apelativa para as empresas que desejem aplicar as suas verbas de Responsabilidade Social apoiando organizações de cariz social. A BVS indica as várias vantagens para a Empresa:
- 100% do dinheiro vai para a Organização Social escolhida
- Monitorização da utilização dos recursos financeiros
- Relatórios de impacto social
- Reconhecimento no site da BVS
- Possibilidade de criar campanhas exclusivas

Sítio Web: http://www.bvs.org.pt

Notícia e vídeo do testemunho do Dr. Edmundo Martinho do ISS disponível em: http://www.redesolidaria.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=159:investir-em-boas-accoes-bolsa-de-valores-sociais&catid=32:sociedade&Itemid=39

Sem comentários:

Enviar um comentário