sexta-feira, 10 de julho de 2009

Concurso "Tocar as Letras"



Concurso " Tocar as Letras" promove Sistema Braille
ACAPO

O Concurso está integrado nas comemorações do Bicentenário do Nascimento de Louis Braille (1809-1852), cidadão francês inventor de um método de leitura e escrita para deficientes visuais.

A ACAPO, em consonância com os outros organismos nacionais, que constituem a Comissão criada para organizar as comemorações do Bicentenário do Nascimento de Louis Braille, a elevada importância do significado desta efeméride, que está a ser celebrada em todo o mundo, leva a efeito um Concurso intitulado " Tocar as Letras " que está incluído no programa de Comemorações do Bicentenário.

O Concurso " Tocar as Letras" tem como objectivos reconhecer a utilização do Sistema Braille como essencial para a promoção do reforço de competências, bem como, de uma integração plena e efectiva das pessoas com deficiência visual; e promover uma maior participação dos cegos e amblíopes portugueses na operacionalização de mudanças inerentes à utilização do Sistema Braille a par da utilização das novas tecnologias.

Concurso Tocar as Letras: Regulamento

I. Enquadramento
No âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de Louís Braille, a Direcção Nacional da ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal enquanto membro da Comissão organizadora das Comemorações desta efeméride, promovem a primeira edição do concurso " Tocar as Letras". O presente Concurso é organizado pela ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, com sede na R. de S. José n.º 86,1 º andar 1150-324 Lisboa

II. Objectivos
Os objectivos que a ACAPO pretende atingir com este Concurso são os seguintes:
a) Reconhecer a utilização do Sistema Braille como essencial para a promoção do reforço de competências, bem como, de uma integração plena e efectiva das pessoas com deficiência visual;
b) Promover uma maior participação dos cegos e amblíopes portugueses na operacionalização de mudanças inerentes à utilização do Sistema Braille a par com a utilização das novas tecnologias;

III. Público-alvo
O Concurso " Tocar as Letras " é destinado a todas as pessoas com deficiência visual, com idades compreendidas entre os 6 e os 30 anos inclusive.
IV - Condições de Participação
O presente concurso será dividido em três escalões etários, designadamente:
1.º Escalão: Dos 6 aos 12 anos;
2.º Escalão: Dos 13 aos 18 anos;
3.º Escalão: Dos 19 aos 30 anos.

V - Requisitos dos Candidatos:
Os candidatos admitidos a este concurso devem cumprir os seguintes requisitos:
- Entregar os trabalhos cumprindo rigorosamente as datas estipuladas;
- Não ultrapassar os limites estabelecidos, no que diz respeito ao tamanho dos trabalhos a concurso;
- Estão impedidos de concorrer a este concurso os membros da Direcção Nacional da ACAPO e os membros do júri, e seus familiares directos.

VI ? Realização dos Trabalhos por Escalão:
Primeiro Escalão - Dos 6 aos 12 anos:
O Concorrente deve elaborar um texto relacionado com o tema " Se falasse com Louis Braille, o que lhe diria?" Nesta categoria os trabalhos não deverão exceder as duas páginas em Braille integral.
Segundo Escalão - Dos 13 aos 18 anos
Os trabalhos a apresentar deverão estar subordinados ao tema "Uma Carta a Louís Braille". Os trabalhos a apresentar não deverão exceder as cinco páginas em Braille integral.
Terceiro Escalão - Dos 19 aos 30 anos
Os trabalhos a apresentar deverão estar subordinados ao tema "A importância do Braille rumo ao futuro: a perspectivação deste sistema face ao desenvolvimento das novas tecnologias". Os trabalhos a apresentar não deverão exceder as vinte páginas em Braille integral.

VII - Entrega dos trabalhos
Todos os trabalhos, independentemente do escalão deverão cumprir os seguintes requisitos:
- O texto enviado não deve conter o nome do participante (com o objectivo do júri não ser influenciado). Assim os trabalhos deverão fazer-se acompanhar de um envelope fechado contendo os seguintes elementos:
-Ficha do participante, na qual constem elementos como: nome, morada, idade, telefone e e-mail;
- Fotocópia do Bilhete de Identidade\Cartão do Cidadão do participante;
- Declaração assinada pelo participante, na qual sede os direitos do seu trabalho à ACAPO.
- As escolas, encarregados de educação ou os participantes deverão fazer chegar à Direcção Nacional da ACAPO, pessoalmente ou por correio, os trabalhos, até ao dia 30 de Junho, para o 1.ª e 2.ª Escalões, e 30 de Setembro para o 3.ª Escalão. Os resultados deverão ser conhecidos, em cerimónia pública em data a anunciar oportunamente, até ao final de 2009.
Todos os trabalhos deverão ser enviados para ACAPO Concurso Tocar as Letras, R. de S. José n.º 86 1.º andar 1150-324 Lisboa
VIII. Lançamento do Prémio e Divulgação dos Prazos de Entrega
Serão atribuídos prémios para os três primeiros lugares de cada escalão.
Os prémios para os primeiros classificados de cada escalão são os seguintes:
1.º Escalão - 1.º Prémio uma Máquina Braille Perkins;
2.º Escalão - 1.º Prémio um Computador Portátil;
3.º Escalão - 1.º Prémio uma Mountbatten;

Restantes prémios a designar.
O lançamento do concurso é feito durante o mês de Maio, juntamente com a divulgação da calendarização dos prazos referentes ao decurso do mesmo.
A calendarização do concurso estará disponível no site da ACAPO www.acapo.pt, e em qualquer Delegação da Associação.

IX Comissão nomeada para a Selecção dos trabalhos a premiar
- A Comissão nomeada para a selecção dos trabalhos vencedores deverá ser composta por cinco individualidades de reconhecido mérito na área tiflológica;
- A Comissão tem a responsabilidade de elaborar os critérios, pelos quais se balizará para a atribuição dos prémios aos trabalhos vencedores, até ao dia 31 de Maio de 2009.
- A Comissão tem a responsabilidade de premiar três trabalhos por categoria;
- A Comissão tem legitimidade de não premiar trabalhos em qualquer uma das categorias, caso considere estarem reunidas condições para tal deliberação, de acordo com o regulamento

Sem comentários:

Enviar um comentário